O Coach de Vendas e Palestrante Jaques Grinberg, compartilhou algumas sacadas de marketing para você que nos acompanha aqui pelo blog..
No final do artigo, tem um convite bem especial para você e sua equipe! :-)
O Jaques desenvolve estratégias para vender para a geração Alfa. Cada vez mais exigentes, os novos consumidores não querem mais do mesmo...
As gerações mudam e com elas, as relações de comportamento de consumo e compra, relacionadas, cada uma, ao momento socioeconômico e cultural de suas épocas.
(é por isso que a estratégia que você usou para fazer 100 matrículas há 5 anos atrás, não faz nenhuma se executada hoje, a mentalidade do seu consumidor mudou)
Em uma recente pesquisa, Jaques concluiu essas diferenciações e diz que a última geração, conhecida como Alfa, está cada vez mais exigente e é preciso acompanha-los para se destacar no mercado.
“Os vendedores precisam estar preparados da mesma forma que os advogados se preparam para uma audiência e os médicos para uma cirurgia.
Conhecer o que vende, os concorrentes e a empresa onde trabalha é uma obrigação para os vendedores, mas conhecer o perfil dos consumidores torna-o um diferencial no mercado e maximiza os seus resultados em vendas e fidelização de clientes.
Daqui poucos anos os primeiros membros da geração Alfa já serão nossos consumidores, com poder de decisão. Para alguns produtos, já são influenciadores no momento da compra. Lembre-se, cinco anos para um negócio é pouco tempo, passa muito rápido.”, revela.
Ainda, segundo o especialista, a tendência dessa nova geração é comprar na web, como redes sociais e aplicativos móveis, pela facilidade de acesso e pesquisa, já que existem sites especializados, filtros e avaliações de outros usuários que disponibilizam todas essas informações em poucos cliques.
Esta tendência já começou, atualmente é possível com alguns cliques chamar um táxi, encomendar uma pizza, contratar um motoboy, comprar passagens aéreas, conhecer pessoas e muito mais.
Existem estratégias de vendas para atingir a geração Alfa que hoje estão com cinco anos e já são influenciadores nas decisões de compra.
Segundo Jaques, estas são as principais sacadas:
1. Comunicação: o jeito de se comunicar já mudou e irá continuar mudando, as empresas precisam acompanhar estas mudanças em todos os seus meios de comunicação. Pense rápido! A sua fachada e a comunicação interna da empresa estão adequadas com uma linguagem atual, seja ela escrita ou por imagens?
2. Foco: quer vender mais, mantenha foco na geração Alfa e não nos responsáveis. Hoje eles já são responsáveis na decisão de compra na maioria dos lares brasileiros. Dos seus clientes, qual o percentual onde a decisão de compra pode ser afetada pela geração Alfa?
3. Pesquisa: conhecer o que eles querem e como querem é uma informação poderosa que poderá transformar a sua empresa, maximizando os resultados. Escreva agora em um papel, cinco perguntas relevantes para uma pesquisa, com foco em o que e como a geração Alfa irá comprar da sua empresa no futuro.
4. Planejamento: através de pesquisas é possível planejar o que a geração irá querer e como comprar daqui cinco ou 10 anos por exemplo. Para uma empresa, independente do seu tamanho, cinco anos passam rapidamente e precisamos estar preparados. No seu segmento, daqui cinco anos, os produtos e/ou serviços que você vende serão os mesmos ou irão sofrer mudanças?
5. Qualificação: como o seu time de atendimento e vendas estuda para estar preparado para surpreender esta nova geração? Os médicos estudam para cada doença nova que surge, os advogados para cada audiência e o nosso time? Da mesma forma que a comunicação muda, novas técnicas e ferramentas de vendas surgem e precisamos estar atualizados. Quais os dois pontos que precisam ser melhorados em vendas e atendimento na sua empresa e como melhorá-los?
6. Reflexão: qual foi a última vez que você parou para refletir sobre os seus sonhos e metas? Parou para planejar novas estratégias para a empresa? Parou para estudar novas técnicas e ferramentas de vendas? Ou parou para pesquisar as tendências da nova geração Alfa?
7. Objetivos e metas: são poucas as empresas brasileiras que planejam objetivos e metas a médio e longo prazo. Onde e como você deseja que a sua empresa esteja daqui cinco anos? E daqui 10 anos? Sem este planejamento será difícil ter sucesso, saber quais os produtos e/ou serviços que serão vendidos, quem será o público alvo no futuro e quais investimentos devem ser feitos. É possível, para ter os seus objetivos e metas, começar a responder estas perguntas agora?
8. Decisão de compra: independente do que a sua empresa vende, independente do público alvo, as crianças com cinco anos já são sim influenciadoras, imagine então, daqui cinco ou 10 anos. As crianças já nascem sabendo como usar um smartphone antes de aprender a falar, conseguem mudar o canal da televisão e desenhar no computador. Dentro do seu segmento, quais as mudanças necessárias para vender mais com o apoio da geração Alfa?
9. Tecnologia: esteja pronto e preparado para vender por todos os canais, conhecido como multi channel. Estudiosos dizem que ainda nenhuma empresa conseguiu aproveitar ao máximo este novo conceito, mas é o futuro. Exemplo de algumas ferramentas para vendas e atendimento de clientes: mensagens de texto pelo celular (SMS, WhatsApp ou outro), mensagens de voz, blogues, e-mail, site, chat, aplicativos para celulares, tablets e smart tv, Skype ou similar, entre outros. Qual destes meios de comunicação já podem ser implantados na sua empresa e quais os prazos para implantar os outros?
10. Relacionamento: por último a estratégia que eu considero a mais importante. Ter e manter ativo e atualizado um CRM (customer Relationship Management ou em português, gestão de relacionamento com clientes). Imagine uma universidade buscar um cadastro da geração Alfa (hoje crianças com cinco anos) e todos os anos no dia do aniversário enviar uma mensagem de parabéns por um dos meios citados acima. Daqui 12 ou 13 anos quando esta criança estiver pronta para ingressar em uma universidade, qual será o primeiro nome que irá lembrar?
Como você pode aplicar este conceito na sua empresa?
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Então é isso, espero que você tenha gostado e nos vemos no próximo artigo. :)
Grande abraço e até o próximo artigo.
Elias Fernando
Autor do Blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário