Como AUMENTAR as Vendas e o Faturamento no Final do Ano (Passo a Passo e Com Arquivos de Exemplo)











Alguns amigos me sugeriram criar um post sobre como aumentar as vendas no final de ano, ou, como reduzir o impacto brusco no faturamento, se este é o seu caso, este post é para você.

Para simplificar ao máximo o seu trabalho, separei e organizei todos os arquivos desta campanha em um único download, basta você baixar e adaptar para sua escola.

A lista de arquivos contém modelos de:

- Folder, Cartaz e Banner interno
- Textos e scripts de telemarketing, SMS, rádio e som de rua
- Carta de cobrança diferenciada, com propostas
- Lista para coletar indicações especiais no fim de ano
- Cupom para sorteios promocionais no fim de ano
- Roteiro de Fechamento de Vendas Passo a Passo 

Lembre-se: todas as técnicas de marketing visam levar o prospect até sua escola, é o seu comercial que fará o atendimento pessoal  de vendas (estude e adapte o roteiro da lista de arquivos)

Vamos lá: 

Geralmente esta é a época que as vendas de cursos e o faturamento das escolas dão aquela caída, primeiro, vamos entender os motivos que causam essa queda:

- As pessoas estão focadas em tirar férias
- Querem descansar de um longo ano de trabalho e estudos
- Querem se renovar para o novo ano
- Querem poupar para gastar com as festas e os presentes de fim de ano... 

... ok, já sabemos os motivos pela queda nas vendas no nosso seguimento, então agora, vamos ver o que precisamos fazer para manter o faturamento, de forma bem prática e passo a passo:

Resumo do que fazer no final do ano para aumentar o faturamento:

1º) Refaça campanhas para levantamento de novos cadastros, focando nas promoções de fim de ano:
2º) Faça campanha com presentes e viagens:
3º) Faça todas as cobranças do ano:
4º) Reutilize todo o seu cadastro do ano:
5º) Faça campanhas para as crianças (InfoKids):

Agora vamos ver alguns detalhes importantes de cada etapa, lembrando que todos os materiais pra esta campanha estão no link no final do post.

1º) Refaça campanhas para levantamento de novos cadastros, focando nas promoções de fim de ano:

- Entregue a lista e peça indicação dos seus atuais alunos (modelo pronto no link abaixo)

- Faça "Street", com uma moça na frente da sua escola entregando um cupom para todos que passarem por ali, para concorrer aos prêmios da sua escola (modelo pronto no link abaixo)

- Faça uma pequena urna e coloque em alguns pontos comerciais de parceiros da sua cidade para que as pessoas preencham cupons para concorrer á prêmios na sua escola.

- Se você já tem um site, blog ou página do Facebook, faça um pequeno cadastro no Google Drive e coloque o link para que as pessoas preencham para concorrer aos seus prêmios.
Exemplo: https://docs.google.com/forms/d/1pHHIZrL0QEWPmm4VBRG14gzYRgd5NEVez1-7kk8Nd9Q/viewform?usp=send_form

Enfim, aqui são alguns exemplos de técnicas simples que você poderá usar para levantar novos prospects para fazer sua campanha de final de ano, após ter os dados... 


2º) Faça campanha com presentes e viagens:
Aproveitando que a época é de presentes e descanso, você deve investir em promoções que levem o pensamento do seu cliente para esse lado, por exemplo:

Opção 01: Campanha do Tablet:
Há pelo menos 3 anos eu faço a promoção do Tablet, mesmo que você tenha feito ela recentemente, pode refazê-la sem problemas, agora focando no Natal, se você fez essa promoção a pouco tempo, pode usar o argumento que "devido ao sucesso da campanha, você está refazendo".

Clique AQUI para ver o passo a passo para montar sua campanha do Tablet, lembrando que o foco é a venda vista, no cartão ou no cheque, assim, você entrega o presente e recebe o valor integral na hora e não daqui 12 meses...

Opção 02: Viagem para pontos turísticos locais:
As pessoas adoram passear, foi comprovado em alguns estudos, que um dos melhores presentes para se dar em promoções, são viagens, elas ficam na memória das pessoas (em fotos, vídeos, redes sociais, etc) para o resto da vida, isso valoriza sua marca.

Pesquise na sua região se existem parques aquáticos, hotéis fazenda, turismo ecológico, etc... faça uma promoção onde os inscritos ganham um dia de passeio (Day Use) nesse local, com acompanhante, o custo geralmente será menor que um Tablet. Se preferir, tente uma parceria com o local, eles oferecem um desconto especial para sua promoção.

A melhor forma de fazer esta campanha é levantar uma lista de indicações  dos seus próprios alunos e com isso, ligar para os indicados informando que devido a indicação do amigo, ele ganhou uma viagem para determinado lugar e mais uma bolsa de estudos da escola.


3º) Faça todas as cobranças do ano:
Em um ano, por melhor que seja sua cobrança, você sempre terá um acumulo de inadimplência, agora é a melhor hora para cobrar, pois, as pessoas recebem o 13º salário e não querem ter problemas com SPC, justamente na hora das compras...

Você pode enviar uma cobrança normal para todos, ou enviar uma "cobrança com proposta", conforme exemplo que você pode baixar clicando AQUI, é uma forma mais amigável de conseguir o mesmo objetivo, de receber o valor atrasado.


4º) Reutilize todo o seu cadastro do ano:
Somando a isso, você pode fazer um "rapa-rapa" no seu cadastro, reutilizando toda sua base de dados com uma campanha bem forte, visando novas matrículas para o novo ano, muitos alunos podem não querer começar os estudos agora, mas, todo mundo gosta de aproveitar condições diferenciadas e ganhar presentes.

No pacote de arquivos desta campanha, você tem todos os materiais, basta adaptar para sua escola e partir para a prática.


5º) Faça campanhas para as crinças (InfoKids):
Os pais estão cada vez mais, incentivando a educação dos seus filhos, nós temos excelentes ferramentas para ensinar os pequenos de forma correta e segura, por isso, não devemos esquecer que este é um grande público para nossas escolas. Principalmente nesta época, qual criança não adora um presente?

Existem muitos brindes para usar nas divulgações para as crianças, gosto muito do Mini Game educativo, você encontra esses brinquedos em várias lojas na Internet (Mercado Livre, por exemplo), com custos que variam entre 15,00 e 40,00.

Como estamos no final de ano, o foco será a venda à vista ou parcelada no cartão ou cheque, pois é claro, a criança vai querer levar o brinde na hora e não daqui tantos meses. Isso é bom para a criança e bom para você, que levanta seu caixa imediatamente.

Uma vantagem: ao menos aqui na região, as escolas infantis ainda são mais acessíveis para divulgar seus cursos, se você conseguir entrar nas escolas com o folder de exemplo para download, com certeza receberá muitas visitas na sua escola.

Uma dica: como você venderá o curso à vista, no cartão ou no cheque, poderá liberar para que a criança estude mais horários na sua escola, poderá promover atividades recreativas e educativas como brincadeiras e joguinhos entre as crianças, concursos de desenho, etc... as crianças e os pais vão adorar. ;-)

Clique AQUI para baixar todos os arquivos.

- Folder, Cartaz e Banner interno
- Textos e scripts de telemarketing, SMS, rádio e som de rua
- Carta de cobrança diferenciada, com propostas
- Lista para coletar indicações especiais no fim de ano
- Cupom para sorteios promocionais no fim de ano
- Roteiro de Fechamento de Vendas Passo a Passo 

** São todos modelos prontos em Corel e Word, basta você colocar seu logo e fazer os devidos ajustes na arte e nos textos, conforme sua escola. 

Bons negócios!! ;-)

Elias Fernando
Autor do Blog


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4 comentários:

  1. ola, vc tem mais modelos de mala direta, poste por favor!

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    1. Tem sim amigo, tem milhares de modelos, estamos atualizando os mais interessantes, serão postados na área de arquivos de marketing muito em breve.... ;-)

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  2. EXCELENTES DICAS! MUITO NOBRE O SEU TRABALHO!

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