É o fim do mercado? Tem solução? São apenas boatos? (baseado em estudos de psicologia)












Este post poderá ofender algumas pessoas, alguns vão criticar, outros podem até xingar, por isso, se isso acontecer com você, não vou ficar chateado, isso é absolutamente normal, é apenas um lado inconsciente do seu cérebro lutando para provar que você está certo e qualquer pessoa que discordar, está errada.

Essa é uma luta interna entre você (sua razão) e seu pensamento (inconsciente), quando você entender isso, quando você conseguir fazer uma reflexão do que estou falando, aí você mudará de opinião.

Eu mudei muito minha forma de enxergar o mundo depois que comecei entender que todos nós somos escravos do nosso cérebro, falo mais sobre isso adiante, agora vamos ao exemplo prático.

Vou repetir isso: 

Quando comprei minha escola há 15 anos atrás, o ex-dono vendeu porque:
- O mercado havia acabado, 
- O governo estava oferecendo cursos grátis (sim, isso já existia naquela época)
- Tinha muito concorrente desleal, 
- Muita gente já havia feito o curso e blá, blá, blá... 

Você percebeu? 

Passaram-se 15 anos e as histórias são praticamente as mesmas, os pessimistas continuam achando desculpas para dizer que a culpa é do mercado que está ruim, do governo, do concorrente, do partido fulano de tal, etc... 

... eles nunca assumem a culpa, nunca assumem que não estão fazendo nada diferente para mudar, continuam com a mesma mentalidade de anos atrás, quando bastava 2 macros pra passar o ano tranquilo, isso está levando muitos donos de escola a fechar as portas e infelizmente muitos fazem de tudo para comprovar suas teorias do caos para outros... 

... por isso é importante estar "blindado" contra as teorias pessimistas, eu posso dizer que tive muita sorte ao viver essa experiência lá atrás, pois, isso me "vacinou" contra esse tipo de historinha, é por isso, que tento vacinar você também... 

Comece em primeiro lugar assumindo que apenas você é culpado pelo que acontece (de bom ou ruim) na sua vida, deixar o vitimismo de lado e assumir o controle é o primeiro passo.

Se está ruim:
- É VOCÊ que NÃO está fazendo a coisa como tem que ser feita
- É VOCÊ que está procurando desculpas e um culpado para situação desagradável

Se está bom:
- É VOCÊ que tem conquistado isso, não o governo, o mercado, a sorte... 

Antes de qualquer coisa, pergunte-se:

- O que eu fiz diferente nos últimos anos para melhorar meu negócio?
- Será que meu negócio se resume somente no que estou fazendo hoje?
- Quais treinamentos na minha área eu fiz para melhorar?
- Quantos livros da área eu li, para obter novos pontos de vista sobre meu negócio?
- Porque alguns empreendedores cresceram tanto e outros nem saíram do lugar?

Se você olhar bem a fundo, vai perceber que a maioria dos que estão "chorando as mágoas", não estão fazendo praticamente nada para sair do lugar...

... eles simplesmente assumem o posto de "coitadinhos" e ali permanecem, além disso, ninguém pode discordar ou falar que o problema não é assim tão grave, ou que tem gente com problema maior, enfim...

... ele precisa que você concorde e sinta pena dele, isso servirá de consolo, é por isso que sei que muita gente vai criticar este post e talvez leve anos e anos para refletir e entender a profundidade do que estou querendo dizer aqui...

Agora sim, vamos estudar um pouco sobre psicologia e como melhorar sua vida simplesmente assumindo o controle sobre o seu cérebro:

Por exemplo, se o cérebro achar que:

- Estamos doentes, estaremos doentes;
- O problema é maior, ele será maior;
- Não temos tempo, não teremos tempo;
- O mercado de cursos está acabando, ele acabará;

Se você alimenta-lo com notícias ruins, são elas que ficarão mais ativas e mais acessíveis no seu pensamento.

O que você faz com sua vida, suas decisões diárias (pessoais e profissionais) são tomadas pelo seu cérebro, baseadas nas informações que você alimentou ele...

Por isso, quero pedir para você "limpar a sua mente de negatividade", isso não é teoria, isso é real, prefira dar atenção às boas notícias, às pessoas otimistas e de sucesso...

Exemplo prático de que pensar negativamente causa alterações REAIS na sua vida:

Imagine que você acabou de acordar, ligou a TV, colocou naqueles jornais sensacionalistas e deu de cara com uma notícia terrível, algo bem chocante, que fez teu coração bater mais forte, você se revoltou com o que aconteceu... conseguiu imaginar? 

Tente lembrar de algo bem chocante que você viu e tente visualizar isso na sua mente.

Pronto, como isso aconteceu pela manhã, você acabou prejudicando seu dia inteiro, pois a partir de agora, seu cérebro não vai mais focar em uma grande ideia, em uma solução genial para seu negócio, ele vai fazer você pensar na notícia ruim...

Você vai perder seu tempo comentando isso no Facebook, talvez ligue para um amigo para contar, nas rodas de conversa seu assunto será esse, isso vai tornar a história ainda pior durante o dia...

... no final, você irá dormir com um "peso na consciência" porque não conseguiu produzir direito naquele dia, não cumpriu suas metas, portanto, não irá dormir bem e não dormindo bem, seu outro dia também não será legal... 

... isso poderá causar problemas no seu próximo dia e assim por diante, quanto mais alimentação ruim seu cérebro receber, pior será... 

O bom de tudo isso é que podemos mudar a qualquer momento, começando agora mesmo, reflita e comece apagar pensamentos ruins que você tem aí arquivados, como:

- Dinheiro é sujo e corrompe as pessoas
- Todo rico é malandro e pisou nas pessoas para conseguir o que tem
- "É mais fácil um camelo passar por uma agulha do que um rico entrar no reino dos céus"
- Tudo o que está acontecendo é culpa do governo, não tem mais solução...
- Preciso trabalhar mais que oito horas, senão, não mereço crescer, nem ter dinheiro
- Um mínimo para sobreviver já me basta, é feio ter muito dinheiro

Mude sua forma de agir e pensar:

- Eu não leio ou assisto notícias ruins (elas não somam nada na minha vida, apenas me deixam preocupado, na maioria das vezes, desnecessariamente)

- Eu leio livros e textos de empreendedores de sucesso, sobre marketing, vendas, sobre finanças, psicologia, etc... (isso ajuda me dar novas visões de negócio e alimento meu cérebro com informação positiva diariamente)

- Eu assisto vídeos e palestras de empreendedores de sucesso (Flávio Augusto do Geração de Valor é um grande exemplo, isso me motiva)

- Sempre que escuto um "dogma", mesmo que bobo, eu vou atrás para descobrir de onde surgiu e não deixo que ele entre na minha mente (exemplo bobo: chupar manga com leite mata, quando me livro de dogmas, paro de perder tempo com coisa inúteis e fortaleço minha mente)

Lembre-se: se toda vez que você ouvir uma notícia ruim ou um chato reclamando da vida e dos seus problemas e você deixar isso entrar na sua cabeça, seu desempenho e sua força de vontade de melhorar vão sendo minados aos poucos... por favor, pense nisso de verdade!

Para finalizar:

Eu não sou nenhum "guru" ou qualquer coisa do tipo, sou um dono de escola assim como você, inclusive minha matriz está em uma cidade de apenas 24 mil habitantes, em uma cidade com baixa renda per capta, pouco industrializada, cerca de 50% do faturamento vem do interior, enfim...

No entanto, não posso reclamar de nada, tenho conseguido cumprir minhas metas, tenho conseguido melhorar meu trabalho ano após ano, aperfeiçoado meus processos para conseguir ter mais tempo para minha vida pessoal e para fazer o que gosto... e sim, tudo isso com a "escolinha" que pela lógica dos pessimistas, deveria ter fechado as portas em 1999.

Moro em uma cidade pequena por opção, prefiro esta qualidade de vida, a tranquilidade e a paz que tenho aqui faz muita diferença na minha vida e na vida da minha família, mas isso é opcional, se você gosta do agito de uma grande cidade, é para lá que você deve migrar... 

Mas, não culpe a região, nem o governo, nem o mercado em si, ACHE O ERRO EM VOCÊ e comece mudar a partir de hoje.

Claro, descubra se é isso que você realmente quer, talvez você não queira mais ser dono de escola e isso é absolutamente normal, querer mudar de ramo, de vida..

... o que digo é que mude por VOCÊ, não pelo que um pessimista falou, pela notícia ruim que ouviu, enfim, assuma que você não é um "coitado", você é quem manda, seu cérebro tem que obedecer e ponto. ;-)

Espero que você não tenha se ofendido com os comentários, refletem minha opinião e falo por experiência própria, porque sei muito bem o que é não saber para onde ir, ter uma dívida impagável, problemas pessoais, etc... 

Acredito que todos nós sabemos como é isso, o que diferencia uma pessoa da outra é como cada uma lida com o problema, acredite, você consegue!!!

Saúde e sucesso!!! ;-)

Elias Fernando
Editor.

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Elias mais uma vez um post que me faz mudar a forma que vejo a mim mesmo, e o meu negócio. Parabéns continue com esse excelente trabalho... Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Adriano... Vamos continuar, tem muito conteúdo interessante para os próximos posts... ;-)

    ResponderExcluir
  3. Elias, estou gostando muito de tudo o que posta e está me ajudando muito. De vez enquanto eu me sinto desanimada e pessimista.

    ResponderExcluir
  4. Tambem tenho gostado muito, parabens!

    ResponderExcluir
  5. Estou lendo seus posts e amando. Mas esse abriu minha mente sobre muita coisa.
    Obrigada!

    ResponderExcluir


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©