É Verdade Que Seu Curso Não Tem Professor? [Como Resolver Esta Objeção?]



Olá, se você trabalha com cursos interativos, com certeza já deve ter ouvido o seguinte comentário ou a pergunta:

"É verdade que no curso da sua escola não tem professor?" ou
"É verdade que lá na sua escola o aluno precisa aprender sozinho?"...

Isso pareceu familiar?

Pois é, esse é um velho mito que acompanha o ensino interativo desde seu início nos anos 90.

O problema, é que ainda hoje, muitos donos de escola ou colaboradores, gaguejam na hora de resolver essa simples objeção.

Essa dúvida existe porque o nosso sistema educacional ainda é antigão, ou seja, os alunos não estão familiarizados com nada diferente do bom e velho quadro e professor lá na frente... 

Mesmo que ele não goste, não preste atenção e nunca erga a mão para tirar uma dúvida, ainda assim, esse é o modelo "normal" na cabeça dele, cabe a você explicar as diferenças.

Por isso, o post de hoje é para entendermos os motivos e aprendermos de uma vez por todas, como superar essa questão que já fez muito dono de escola perder alunos.

----------------------------------------------------------------------------------------
Olhe o que aconteceu comigo em 1999, quem sabe tenha a ver com você:

Quando comecei minha escola em 1999, eu dava aula convencional, no quadro, ou seja, em uma cidade pequena, não é de surpreender que a escola tivesse baixo faturamento...

Com aula convencional, você:
- Não otimiza o uso da sala de aula
- Tem dificuldades para encontrar instrutores
- Perde alunos se não oferecer o horário ou a flexibilidade que ele precisa... etc...

Quando mudei para o método interativo, no começo do ano 2000, foi amor a primeira vista, pela primeira vez eu senti que meu negócio ia "bombar"...

Eu percebi as vantagens imensas que a tecnologia do método interativo iam me proporcionar:
- Flexibilidade de horários
- Maior aproveitamento da sala de aula
- Facilidade de encontrar e treinar instrutores
- Maior variedade de cursos, etc...

Ou seja, até que enfim, eu poderia realmente VENDER meus cursos, sem medo de não ter horário, não ter professor... etc...

Foi tudo lindo até que meus concorrentes descobriram que eu estava usando um novo método, não demorou para eles lançarem a pérola: "lá eles não tem professor"...

----------------------------------------------------------------------------------------

Já passou por algo parecido?

Pois é, os próprios concorrentes aproveitaram a "deixa" para descer a lenha no novo método, isso aconteceu muito no começo das metodologias interativas, porém, ainda acontece, ainda vejo donos de escola se batendo com esse problema...

(só pra constar, hoje, os mesmos concorrentes usam e defendem o método interativo)  :-)

Então você quer dizer que o Interativo é melhor que o convencional?

Não, até porque, eu sempre utilizei as duas metodologias.

É importante que nossas escolas usem o lado bom de cada opção. :-)

Eu uso e recomendo você trabalhar com os dois métodos (interativo, convencional em turmas), afinal, cada curso tem suas particularidades e você deve, acima de tudo, oferecer qualidade para o seu aluno.

Para um curso de manutenção de micro por exemplo, é vital que o aluno pratique e tenha um acompanhamento do professor.

No entanto, hoje, para uma escola pequena, em cidade pequena, sobreviver sem uma metodologia de ensino interativa é uma missão bem difícil.


Mas e aí, como resolver a objeção do "Curso Sem Professor"?

Simples, na verdade muito simples, porém, você precisa:

- Conhecer e entender o seu método interativo
- Confiar no seu método interativo (principalmente)

Acreditar e confiar no seu produto, é um dos primeiros passos para você se sentir satisfeito, motivado e feliz com o que faz, se você não acredita no que vende, dificilmente irá crescer.

Você já testou se o seu método interativo funciona?

Quando implantei o primeiro método interativo, a primeira coisa que fiz, foi fazer um curso de Access, era um software que até o momento eu não conhecia...

Em 4 dias eu fiz o curso completo e pude ter a ABSOLUTA CERTEZA QUE O MÉTODO DE ENSINO FUNCIONAVA 100%. Isso me deixou muito feliz e confiante no sistema.

Só depois desse teste prático, comecei vender o curso para os alunos.

E você, alguma vez teve a paciência de sentar e fazer um dos seus cursos interativos?
(e a maioria dos donos de escola nunca fez)

Se nunca fez isso, é bem possível que lá no fundo, você tenha uma certa desconfiança do seu método e isso pode ser um auto sabotador terrível para seu negócio.

Dica prática:

Faça isso hoje, escolha um módulo que você não conhece a fundo e realmente estude, se coloque no lugar do aluno, para que primeiro você confie no seu curso, saiba que ele realmente pode ensinar, depois disso, terá mais confiança no seu produto.

Como conheço centenas de donos de escola, acredito que muitos vão dizer: "bobagem, esse cara tá viajando na maionese..."...  Pensou isso?

Não precisa me contar, só faça sua auto analise.

Se você pensou algo parecido, só peço que deixe de lado o orgulho e as velhas desculpas como a falta de tempo e faça um dos seus cursos agora, confiar no que você vende, é o primeiro passo para o sucesso, em qualquer área.

Agora que já temos plena confiança no método...

Um resumo de como proceder com esta objeção:

·         Receba e aceite a dúvida do cliente, nada de criticá-lo de início
·         Explique a ele como funciona e quais as diferenças entre os métodos
·         Se possível, mostre as provas (Matéria do Fantástico)
·         Se possível, use o exemplo passo a passo da "calculadora"
·         Reforce que ele entendeu e ficou seguro da sua explicação.


Quando um aluno ou pai de aluno te questionar 
(geralmente meio agressivo):

Como é esse sistema de curso sem professor de vocês?

Com tranquilidade e simpatia, responda mais ou menos assim:

Quem disse isso, pai? (risos)

O Sr pode ficar tranquilo, desde que abrimos nossa escola, todos os nossos cursos sempre tiveram instrutor em sala de aula, até porque, oferecemos garantia de aprendizado.

Mas entendo o Sr, como usamos uma tecnologia de ensino interativa, algumas pessoas ainda acham estranha, afinal, estão acostumadas com o método e tradicional.

Nós também temos o método tradicional para alguns cursos, mas, preferimos o interativo para  os que permitem o uso dessa tecnologia, afinal de contas, é comprovado que o aluno aprende muito melhor.

Se o Sr me permitir, envio um link de uma matéria do Fantástico falando exatamente sobre isso  (Link da matéria: https://www.youtube.com/watch?v=U56apjVYR9w)



Lhe digo com absoluta certeza Sr João:
O método convencional é bom, mas o interativo com acompanhamento do instrutor, é excelente, pois oferece liberdade e tranquilidade para o aluno aprender no seu ritmo.

Além disso, nosso método não trabalha apenas com um Professor falando e escrevendo num quadro, ele trabalha imagens, sons, vídeos, tudo junto e organizado.

Todas essas interações, permitem que o cérebro humano aprenda mais rápido e melhor, isso a neurociência e a PNL já comprovaram há muitos anos.

Além disso, nós usamos uma tecnologia de ensino que é usada pelas principais escolas e universidades do Brasil e outros países onde a educação é moderna e eficiente.

Ele é criado por especialistas em educação, dentro de uma sequência que permite o máximo de aprendizagem ao aluno.

Nesse método, ele não precisa correr ou parar para acompanhar a turma.

O Sr sabia que cerca de 70% dos alunos deixam de tirar dúvidas com o professor e com isso deixam de aprender, simplesmente de vergonha de perguntar?

No método interativo isso não acontece.

Bom, para que o Sr fique tranquilo e para respondê-lo melhor, deixa eu usar um exemplo prático de como funciona, o exemplo da Calculadora do Windows:

O Sr sabe abrir a calculadora do Windows?

Olhe só aqui na tela, vamos imaginar que o Sr não sabe como abri-la.

Então, acompanhe comigo...
(mostre como você explicaria passo a passo para que ele aprenda a abrir a calculadora)

Feito isso, pergunte:

O Sr entendeu?  Simplesmente não há diferença entre o método de ensino guiar o aluno passo a passo, ou o professor guia-lo passo a passo.

A explicação é idêntica, no entanto, claro, é importante que o instrutor esteja em sala de aula para tirar alguma dúvida que possa surgir.

Se tiver dúvidas, ele chamará o instrutor que imediatamente irá auxiliá-lo, porém, os outros alunos continuam estudando normalmente, não atrapalhará ninguém.

Legal não é verdade?

Então, o Sr pode ficar tranquilo, seu filho está estudando com o que há de melhor e mais moderno no mercado de ensino, mais alguma dúvida Sr João?

----------------------------------------------------------------------------------------------

Por fim, acredite, de 100 alunos, apenas 1 vai questionar isso e você terá o trabalho de explicar para que ele se sinta confiante como que está estudando.

Se você confia no seu método, não há nenhum risco, caso ele desista mesmo assim, fique tranquilo, esse não foi o motivo, ele apenas precisava de um álibi pra desistir e acabou usando isso por coincidência.

Espero que tenha gostado de mais este post. :-)

Forte abraço e sucesso.

Elias Fernando
Autor do Blog.

Comente com o Facebook:

2 comentários:


Layout exclusivo do blog - Fazendo Certo | Feito por: Alice Grunewald | Tecnologia do Blogger | Cópia total ou parcial é proíbida ©