[Parte 04] Última parte: Fazendo contato e fechando a venda com nossa lista de cadastros


Chegamos no 4º e último passo do nosso processo de geração de cadastros e vendas usando a Internet.

No Marketing Digital, este passo é feito automaticamente usando ferramentas de auto responder como o E-GOI, ou seja, tudo funciona no "piloto automático".

Como assim? A partir do momento que a pessoa se cadastra, ela passa a receber uma série de e-mails automáticos com dicas e propostas persuasivas para que ela compre o produto...

Como estamos falando de vendas off line, faremos diferente, pegaremos os cadastros e entraremos em contato com os prospects para fazer nossa proposta, via SMS, telemarketing, carta, além  do e-mail.

Com os dados em mãos, partindo para a venda

Você pode coletar os dados e fazer este contato diariamente, ou se preferir, fazer isso uma vez por semana, o importante é que você ou sua equipe comercial, saibam exatamente o que fazer e que o processo nunca pare.

Aqui usamos telemarketing e primeiro lugar, SMS em 2º, carta em terceiro, enquanto isso, enviamos uma série de pelo menos 5 e-mails, assim, mantemos contato automático com esse prospect.

A medida que for ganhando experiência (com a prática), você poderá criar seu próprio processo, de forma que ele se adapte à sua realidade.

Abaixo você terá os procedimentos passo a passo e também os modelos de arquivos para colocar em prática a "Macro Eterna".

Passo a passo para o fechamento da venda:

1º) Defina exatamente como será sua oferta (descontos, bônus, brindes):
O primeiro passo é definirmos exatamente a oferta, ou seja, quais benefícios você irá oferecer para motivar a matrícula do seu aluno, por exemplo:
- Bolsa de 40% de desconto.
- Curso completo gratuito
- Currículo online grátis
- Inscreva-se para um e ganhe outro
- Um Tablet ou MP4 de brinde
- Cupons para concorrer um prêmio

Enfim, aqui são algumas sugestões simples do nosso dia a dia, mas que se você mostrar valor e empolgação ao apresentar a oferta, terá forte persuasão na decisão do seu cliente.

Lembre-se: A oferta precisa ser direcionada ao público que se cadastrou na lista, ou seja, se a lista se cadastrou em uma página relativa a vendas, não adianta você entrar em contato oferecendo curso básico de informática.


2º) Colete os cadastros da sua lista no E-GOI:
Acesse sua conta E-GOI e exporte sua lista de cadastros em formato CSV (exporte todas as colunas), ao abrir no Excel, remova as colunas em branco, com isso, você fica somente com os dados que realmente importam, geralmente e-mail e telefone.

3º) Faça contato para trazer o prospect até a sua escola:
Faça o contato via telefone, SMS ou carta, lembrando que o objetivo desse contato é trazer o prospet até sua escola, para uma negociação olho no olho, afinal, você está vendendo um curso presencial da sua escola e assim é mais fácil mostrar o VALOR do que você está oferecendo.

Convide-o para visitar sua escola para receber o brinde prometido na página de captura e no anúncio e para preencher um cupom para participar de um sorteio.

4º) Entregue o brinde prometido e faça sua oferta:
Agora que você está frente a frente com o prospect, chegou a hora de dar um show de atendimento.
Você deve entregar o brinde, que pode ser um e-book, mini curso ou a informação prometida.

Observe um mapa mental de um Departamento comercial pró-ativo, ele resume todo o processo de vendas.



5º) Analise os resultados e reinvista.
Após encerrar seu período de anúncios, você faz o fechamento da sua campanha, onde deve descobrir:

Quanto foi investido na campanha?
Quantos cadastros foram gerados?
Quantas visitas foram geradas?
Quantas vendas foram feitas?
Qual o faturamento total?
Qual o lucro líquido da campanha? 

Agora que fez o fechamento, já sabe se valeu a pena, se precisará mudar algo, se poderá investir mais na próxima fase da Macro Eterna.

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Na primeira vez que você criar esta campanha, poderá ter dificuldades, "se bater" um pouco, principalmente com a parte técnica, que é simples, não precisa nenhum conhecimento extra, mas é normal que na primeira vez, seja um pouco difícil...

O segredo para essa campanha ter eficiência, é a PRÁTICA, você perceberá que na 2ª ou 3ª vez que executá-la, será mais simples e assim sucessivamente.

Em alguns dias, você criará uma campanha completa em mais ou menos 10 minutos.

Prática e Persistência, é isso que separa os empreendedores "molengas" dos grandes empreendedores.

Modelos de arquivos de Marketing 

Para facilitar todo o processo, criei todos os modelos de arquivos para esta campanha:

- Script de telemarketing
- Textos de SMS
- Carta de vendas (Mala direta)
- Roteiro de negociação e fechamento

Para acessá-los, basta entrar em nosso Google Drive, na pasta "Campanhas Completas - Macro Eterna".

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Então é isso, foram 4 posts sobre Macro Eterna, fazendo a leitura de todo o conteúdo e colocando em prática o passo a passo, você estará apto a criar suas próprias campanhas.

Como prometido, em breve publicarei este conteúdo em vídeo aulas, que serão disponibilizadas gratuitamente para os assinantes do blog.

Para fechar, reforço mais uma vez, tenha paciência e leia o conteúdo dos 4 posts atentamente, não tenha dúvidas que esse conhecimento, aliado a prática, pode ser um "divisor de águas" na sua escola.

Forte abraço

Elias Fernando
Autor do Blog.


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3 comentários:

  1. Boa tarde Elias, excelente treinamento!

    Fiquei com uma dúvida, estou pensando em utilizar o curso grátis para chamar atenção e capturar meu lead, você acha que uma abordagem bem direta seria mais adequada? Por ex: chamada para página de captura do tipo "Qualifique-se com nosso curso GRATUITO de informática e melhore seu currículo".
    Se não que outro tipo de abordagem você acha mais adequada?

    Obrigado!

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  2. Olá amigo, sim, essa seria uma boa abordagem, porém, quando falamos em marketing digital, temos que testar, testar e testar.

    Faz uma chamada assim e também faz outra como neste exemplo:
    "Descubra Agora os 3 passos secretos para seu currículo se destacar na multidão"

    "Conheça os 5 erros Fatais que poderão levar seu currículo para o lixo, antes mesmo da entrevista e veja como resolver isso AGORA."

    Claro, aqui são exemplos de chamadas que nada tem a ver com venda, apenas com o objetivo de gerar um cadastro, para depois, você conseguir se relacionar, ganhar a confiança e posteriormente, vender para esse lead.

    Grande abraço! :-)

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