Olá, neste post vamos tratar de um assunto muito importante: a inauguração ou a reinauguração de uma escola de cursos livres.
Quando eu falo "reinaugurar", eu quero dizer que você pode fazer isso a qualquer momento, para dar um novo ar para sua escola, claro, desde que você tenha um motivo e ache que é a hora para isso, por exemplo, você pode reinaugurar por:
- Ter feito uma pequena reforma ou mudança na sua escola
- Ter renovado seus equipamentos
- Ter mudado de metodologia ou criado novos cursos
- Ter comprado uma escola já existente e vai reinaugurá-la
- Ter entrado para uma nova rede / franquia / marca
- Ter mudado seu padrão visual (logo, cores, slogan, etc)
- Ter fechado uma nova sociedade ou parceria...
Enfim, são muitos motivos para "reinaugurar" uma empresa, mudanças positivas são sempre bem vindas, a rotina, a estagnação, causam desânimo, não se deixe infectar por esse mal. ;-)
Então vamos lá:
Quando se fala em inauguração, se fala em CHAMAR A ATENÇÃO, isso é óbvio, mas a questão é: como fazer isso corretamente?
Muita gente abre a empresa, investe pesado em equipamentos, reformas, móveis, fachada, etc , porém, esquece o principal: O MARKETING.
E quando falo marketing, não estou falando em simplesmente "esparramar" folders e cartazes pela cidade, fazer meia dúzia de anúncios na rádio ou no jornal...
O marketing para inauguração tem que ir mais a fundo, tem que usar os gatilhos mentais da Antecipação, da Surpresa, da Escassez, do Contraste, etc...
Tem que deixar as pessoas curiosas e ansiosas para visitar sua empresa...
Lembre-se da Apple: as vezes "vazam" informações sobre futuros produtos e isso causa ansiedade nos consumidores, comentários na Internet, TV, etc...
Agora vamos fazer um exemplo passo a passo:
Os arquivos com modelos de folders, cartazes, cupons, textos de telemarketing, sms, cartas e banners estão todos no nosso Google Drive, na pasta "Campanha para inauguração".
Claro que um treinamento completo para inauguração daria um livro, por isso, tentei reunir um conteúdo prático e simplificado para que você possa perceber aqueles detalhes importantes que podem fazer a diferença na sua unidade.
Antes de inaugurar:
- Montar ou remontar a escola e a fachada 2 ou 3 semanas antes
- Criar um perfil profissional no Facebook e adicionar pessoas da cidade
- Fazer anúncios pagos no Facebook para gerar novos cadastros na cidade (veremos em breve)
- Criar uma página de cadastro na Internet com uma chamada bem atrativa (breve)
- Nas portas dos colégios, entregar convites para cadastro na sua página
- Soltar folders e anúncios em rádio contando a novidade, já marcando a data
- Fazer matérias de jornal falando sobre profissões (propaganda que não é propaganda)
- Entrega de cupons em áreas centrais para sorteio de brindes na inauguração.
- Carro de som anunciando a inauguração e o sorteio dos brindes
No dia da inauguração:
- Cadastro de todos que passarem pelo evento
- Pedido de indicação de 5 amigos para cada visitante
- Oferecer "xx" aulas demonstrativas para todos
- Pipoca, algodão doce, brinquedos, música ao vivo e brindes
- Enfeitar a escola com bexigas / bandeiras
- Carreata no dia da inauguração e nos próximos dois dias
Depois da inauguração:
- Telemarketing agradecendo e oferecendo uma promoção já no outro dia
- Carta com cupom de desconto no valor de R$ 43,00 para inscrições até dia tal
- 30 dias direto de mídia em rádio, folder, cartazes e outdoor.
- Sorteios em parceria com lojas (coletando cadastros via cupons de sorteio)
- Crie Jogos Educativos para as crianças (Caça Palavras, Sete Erros, Palavras Cruzadas) (quem acerta, vai na escola retirar um brinde...)
Promova eventos em parceria, que deem o que falar na sua cidade:
- Eventos beneficentes em escolas, asilos (Ex: palestras, corte de cabelo grátis)
- Eventos de saúde em praças centrais (medir pressão, calcular IMC, etc):
- Eventos para crianças (brinquedos infláveis, pula pula, algodão doce, etc)
Agora é hora de partir para as macros, usando sua inauguração como argumento, faça colégios, telemarketing, SMS e mala direta, se você não faz, contrate um divulgador de sua confiança para fazer isso para você.
Enfim, aqui são alguns exemplos para você planejar suas ações, o objetivo é: chamar a atenção, levantar cadastros e vender, além disso, se sua escola é nova na cidade, torná-la conhecida imediatamente.
Aqui entra um trecho do e-book, onde falo sobre o Marketing de Guerrilha, ele é muito interessante quando o assunto é inauguração.
Marketing de guerrilha nada mais é do que um marketing por meios não convencionais, que chamem a atenção, despertem a curiosidade, o desejo do prospect de uma forma diferente.
Se ainda não leu o e-book, dá uma conferida lá na pasta do Google Drive, na pasta "E-Book).
ATENÇÃO: Os modelos de arquivos de marketing, scripts, textos, cartas, folder, cartaz, faixa, etc, estão todos em um arquivo de Corel Draw 6, na pasta "CAMPANHAS COMPLETAS" - "CAMPANHA PARA INAUGURAÇÃO". :-)
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Então é isso, espero que você tenha gostado de mais este post e claro, que ele seja muito útil para sua escola.
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Bom dia!
ResponderExcluirAlguma novidade para fazer divulgação em sala de aula?
Pronto, agora já está tudo ok, são dois posts, conteúdo finalizado em 11/03/15... só colocar em prática e fazer bons negócios... :-)
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