A função do marketing é promover o encontro do problema ou o sonho do cliente com a solução que você oferece, com esta campanha, oferecemos duas opções que realmente chamam a atenção.
Atualmente, o Tablet é um objeto de desejo, é praticamente um mini computador que oferece lazer, informação e realização de trabalhos para toda a família, é aí que entra a importância desta campanha.
Ela promove uma injeção rápida de dinheiro no seu caixa, além de ajudar
a reduzir a inadimplência e desistência, pois, alguns alunos pagam o curso
à vista para receber o Tablet na hora e os outros, tem um motivo a mais para
não desistir do curso e pagar todas as suas parcelas.
Sei que muitos donos de escola
não gostam de campanhas com prêmios, outros fazem "de qualquer jeito"
e depois tem dor de cabeça na hora de cumprir com o prometido, eu mesmo não
gostava e já tive problemas, mas hoje, admito que o erro estava somente na
minha organização...
Campanhas com prêmios, se bem feitas, são ótimas formas de alavancar as
vendas e o faturamento.
Realizamos esta campanha há
aproximadamente dois anos, ao menos duas vezes ao ano, sempre com excelentes
resultados, principalmente resultado em faturamento imediato, não somente em
quantidade de alunos.
Lembrando que nem sempre ter um
monte de alunos, representa ter um monte de dinheiro em caixa, afinal, conforme
a campanha, a inadimplência e desistência batem recordes, deixando frustração e
prejuízos para a escola, isso geralmente
NÃO ocorre na campanha do Tablet.
Vamos aos pontos principais para execução de uma boa
campanha:
1º) Seja realista e honesto com seu
cliente, não queira enrolá-lo porque o enrolado será você. Quando você faz
uma campanha com brindes, o cliente vai querer recebê-lo na hora e não daqui um
ano como a maioria das escolas fazem (já pensando em ter desistências para não
entregar o prêmio), tire isso da sua cabeça, faça campanhas reais e
verdadeiras, quando você pensa que está enganando o cliente e sendo esperto, é
exatamente o oposto que está ocorrendo. Pense nisso! (Desculpe a sinceridade) ;-)
2º) Crie planos que atendam todos os gostos
e bolsos, ou seja, você precisa oferecer cursos à vista, no cartão, no
cheque e no boleto, assim, poderá ser verdadeiro com todos os clientes.
(Exemplos de tabelas abaixo)
Ou seja, se o
cliente pagar a vista, no cartão ou no cheque (com consulta e mais de um ano de
conta), leva o Tablet na hora (geralmente damos um prazo de 15 dias para
entregar todos).
Se o cliente pagar
com boleto, levará somente ao final do pagamento das parcelas, neste caso, você
explica que a qualquer momento do curso, ele poderá mudar o plano de pagamento
e retirar o brinde.
Explique isso
claramente durante a venda e assinem o anexo ao contrato da promoção (exemplo
abaixo) para que tudo fique bem combinado entre o cliente e sua escola, após a
inscrição.
** Estamos implantando um plano de "Financiamento do
curso", onde venderemos no boleto, mas, receberemos à vista, basicamente
será financiado pelo banco, que repassará o total para escola, breve farei um post completo sobre
este tema.
3º) Procure um bom parceiro para comprar os
Tablets que serão fornecidos, no Mercado Livre e Mega Mamute por exemplo,
você consegue bons preços, lembrando que no Mercado Livre é importante saber de
que vendedor você está comprando, procure, se possível, por vendedores da sua
região, para que os prazos de entrega não sejam quebrados. O preço atual desses
Tablets está girando entre 150,00 e 200,00.
4º) Se programe para fazer a campanha,
compre ao menos 5 ou 10 Tablets antecipadamente, para que possa entregar
imediatamente aos alunos que se matricularem pagando o curso à vista, no cartão
ou cheque. Isso vai gerar alta credibilidade para sua campanha e aumentar suas
vendas.
Importante para evitar dores de cabeça no
final: Após realizar a campanha, confira
quantas matriculas foram feitas no boleto, para esses alunos, você entregará o
Tablet ao final do pagamento, no entanto, você deve comprar ou poupar o
equivalente a 10% do total por mês, exemplo: Se você fez 100 matrículas, poupe
e separe o valor referente 10 Tablets por mês, assim, não terá acúmulos, nem
problemas na hora de entregar.
5º) Não esqueça do anexo ao contrato
(exemplo abaixo), ele precisa conter as principais regras, direitos e
deveres de ambas as partes (escola e aluno), ele evita que depois ocorram
aquelas historinhas tipo "mas o vendedor falou que eu ganhava o Tablet na
hora, mesmo pagando no boleto"...
6º) Tire fotos de todos os ganhadores, a confiança é primordial em
qualquer campanha que envolve brindes, portanto, se você tem várias fotos de
alunos que já ganharam brindes na sua escola, isso vai aumentar suas vendas.
7º) Ofereça a opção do aluno trocar o
Tablet por outro brinde ou curso, flexibilizando esta questão, você aumenta
suas chances de venda, pois, vai atender inclusive aquele aluno que já tem um
Tablet.
Dica: para o aluno ou pai que está em
dúvida com relação ao Tablet ou outro prêmio, ofereça outro curso completo no
mesmo valor do curso já inscrito, afinal, o curso realmente vale muito mais do
que um Tablet e não terá nenhum custo para sua escola (faça o cliente perceber
o valor do curso, ou seja, tangibilize o preço). Isso consta no modelo de anexo
ao contrato.
8º) Deixe claro que você não aumentou o
preço do curso para dar o Tablet, é importante que você mostre ao cliente
que seus preços são os mesmos há xxx meses e que você está fazendo uma campanha
REAL, ou seja, ele realmente ganhará um TABLET e não pagará por ele.
Exemplos práticos para fazer seu marketing:
SMS:
Oi Maria, por ter cadastro conosco, voce tem
direito a um TABLET garantido em contrato na Escola XX, saiba na Rua XXX, 000 -
Validade 00/00/00
Script de Telemarketing:
Bom dia Maria, por ter participado de uma
pesquisa (ou sorteio, ou ter sido indicada), você tem direito a um Tablet, mais
um curso gratuito, ambos, garantidos em contrato na Escola XXX, compareça até
amanhã as 18 horas para reservá-los.
A Escola XXX fica na Rua XXXX.
Aguardamos sua vista, tenha um bom dia.
João da Escola XXX
EXEMPLO DE TEXTO PARA RÁDIO:
E atenção, a Escola XXX recebeu 50 Tablets que
estão sendo entregues por ordem de chegada, e não é sorteio e é tudo
documentado e garantido em contrato, isso mesmo, são 50 Tablets que estão sendo
entregues pela Escola XXX na inscrição de um curso de Informática ou
Administrativo.
Corra lá na Rua XXX e garanta o seu Tablet, com
4 gigas de memória e tela de 7 polegadas, sem sorteio e garantido em contrato.
Mas corra, porque estão sendo entregues por
ordem de chegada.
Escola XXX, Rua XXX
Exemplo de Folder
(arte pronta na página
de arquivos do www.fazendocerto.com.br)Exemplo de mala direta
Exemplo de Tabela de preços para a promoção:
Reforçando: nos planos à vista, cartão e débito, pode-se entregar o Tablet na hora, no cheque e boleto, somente depois que o cliente concluir o pagamento, no entanto, note que oferecemos várias opções de parcelamento, não apenas em 12x, quando você dá liberdade para seu cliente ajustar as condições à sua realidade, suas vendas aumentam consideravelmente.
TERMO DE COMPROMISSO - ANEXO AO CONTRATO
PROMOÇÃO TABLET 2014
Através deste
anexo ao contrato do curso, fica justo e acertado entre a Escola XXX
(Contratada) e o Aluno e/ou seu responsável (Contratante) as condições gerais
para realização da Promoção do Tablet 2014, a qual premiará os alunos através
das condições listados abaixo.
1) Do prêmio: Todos os alunos
matriculados nesta promoção, tem direito a um Tablet com CPU 1.2 ghz, 4 gb de
memória interna e tela de 7", sem sorteio, é um por aluno.
2) Opção adicional: O aluno que por ventura não tenha interesse
no Tablet, pode trocá-lo por um curso completo, no mesmo valor do já
contratado, sendo que, este curso adicional pode ser feito pelo mesmo aluno ou por
outra pessoa da sua família.
3) Condição para entrega: O aluno receberá
os prêmios em até 15 dias, se escolher os planos: a vista, cartão ou cheque pré
(mediante consulta e com mais de um ano de conta). Para os planos via boleto
bancário, o prêmio será entregue após a quitação dos mesmos.
4) Garantia: Todos os Tablets
entregues nesta promoção, tem garantia total de três meses, em caso de defeitos
de fabricação, percebidos em até 7 dias após a retirada, o aparelho será
trocado imediatamente, após este prazo, irá para conserto em garantia.
5) Considerações importantes: Os prêmios não
podem ser trocados por dinheiro. A qualquer momento, durante o curso, o aluno
pode alterar seu plano de pagamento de boleto para outro (à vista, cartão ou
cheque), obtendo desconto de 10% e retirando o prêmio antecipado.
Cidade, ___ / ___ /
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___________________
Escola XXX - CNPJ 0000000000000
Então é isso amigos, aqui está a campanha do Tablet completa, com todas as artes e dicas para uma boa execução, basta você fazer as devidas alterações e ajustes para realidade da sua escola e da sua região e colocá-la em prática.
Espero que tenham gostado, que deixem seus comentários e claro, que compartilhem com outros donos de escola que você conhece.
Forte abraço e sucesso!
Elias Fernando
Editor
P.S.: este material faz parte de uma técnica de marketing do E-book, que pretendo entregar finalizado no dia 20/10/14, resolvi adiantar para atender alguns pedidos de amigos donos de escola.
obrigada!!
ResponderExcluirJanai Menezes