Já vi muitas escolas realizando campanhas de indicação sem nenhum sucesso
e desacreditando que esta é uma das formas mais eficientes de vender, no
entanto, outras, realizam esta campanha praticamente o ano inteiro com muito sucesso.
Afinal, onde está o
detalhe que faz toda a diferença?
Qual a forma correta de
executar essa campanha?
Tem algum macete? SIM!!!!
O "erro fatal"
está em achar que o aluno vai indicar e vender para você, o aluno não tem
preparo para isso, por mais que você bonifique-o com um super brinde, ainda
assim, ele não tem os argumentos certos para fechar uma venda, nem perderá de
jogar uma bola ou usar o Facebook para oferecer o seu curso aos amigos.
Já te disse que um dos ativos mais importantes da sua escola é o seu cadastro de
prospects ?
(falaremos melhor sobre isso em outro post)
Então, voltamos ao
"X" da questão para uma boa campanha de indicação, ou seja, seu aluno
NÃO VAI INDICAR UMA VENDA, VAI INDICAR UM CADASTRO, simples assim, você vai apenas
pedir que ele indique "x" amigos e para isso, vai bonificá-lo com algo
que ele quer.
ATENÇÃO:
O aluno não gera vendas para você, ele gera o cadastro e
principalmente o argumento que seu comercial irá usar para entrar em contato
com os amigos do seu aluno.
Abaixo vou dar um
exemplo prático de campanha de indicação que fazemos com bastante frequência e
sempre gera um ótimo resultado.
Basicamente, entregamos uma folha em tamanho A5 para cada aluno, nela há 15
linhas, para o aluno indicar 15 amigos, com seus nomes e telefones.
Ao devolver esta página
preenchida, o aluno recebe um cupom para concorrer um Tablet, um desconto de R$
10,00 na mensalidade e um curso no valor de R$ 160,00 (exemplo).
Você também pode
oferecer outras opções de brindes "palpáveis" como uma camiseta,
boné, etc... o importante é oferecer algo que ele leve para casa e tenha o
sentimento de ter recebido algo real, não apenas o cupom para concorrer.
Acredite, isso é muito importante, se você não oferecer algo de valor, não
atrairá a quantidade esperada de indicações.
Com sua lista de indicações
em mãos, é hora de partir para o ataque, seja via carta, telemarketing (melhor
opção) ou SMS.
A melhor de todas as
formas, é entrar em contato com o indicado via telefone e tentar marcar uma
visita para uma conversa pessoal, onde você vai buscar conhecer as necessidades
do indicado, depois fará toda a sua apresentação de vendas, mostrando sua oferta,
usando os gatilhos mentais, etc.
Observe
um exemplo simples de convite para que seus atuais alunos, indiquem outros
prospects para sua escola
Clique na imagem para amplia-la.
Então é isso amigos, espero que tenham gostado de mais este post, aguardo seus comentários, sugestões, críticas e claro, seu compartilhamento com outros donos de escola que você conhece. ;-)
Forte abraço e sucesso!
Elias Fernando.
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Vou fazer isso hoje!
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