Responda rápido: O que você precisava fazer há 15 anos para aprender Excel, ou quem sabe, aprender inglês? Sim, você precisava de uma escola de informática ou de idiomas...
Não é nenhuma novidade: a Internet transformou tudo em nossa volta nos últimos 10 ou 15 anos.
O ramo da educação foi um dos mais impactados com toda essa mudança, hoje o EAD é uma realidade na vida das pessoas e isso só tende a aumentar.
Segundo a revista Exame, o Ensino à Distância pode dobrar no Brasil nos próximos 5 anos e os números indicam que isso vai acontecer, talvez até antes mesmo disso. (fonte)
Outro dado interessante, é que 79% dos cursos online vendidos no Brasil, são cursos livres e profissionalizantes, o que mostra que o brasileiro está cada vez mais, procurando essa solução. (fonte)
Inclusive no mercado de cursos regulares, o crescimento foi de 3x mais do que no mercado de cursos presenciais. (fonte)
Todas as pesquisas revelam que o EAD está crescendo a números faraônicos nos últimos anos, sendo os últimos 5 anos os mais importantes desse seguimento.
Portanto, não há mais como fugir, se você pretende trabalhar na área de cursos livres, precisa de uma forma ou de outra, entrar para esse mundo digital.
Claro, ainda existe e sempre existirá um enorme mercado para cursos presenciais, milhões de pessoas buscam escolas para estudar, isso é um fato, até porque, um grande gargalo é justamente o baixo número de pessoas que acesso à Internet de qualidade em nosso país, cerca de 49% (fonte)
Mas, estamos chegando em um momento que para você crescer, precisa estar nas duas frentes: presenciais e online.
Mas, estamos chegando em um momento que para você crescer, precisa estar nas duas frentes: presenciais e online.
Pensando nisso, resolvi criar este artigo completo e com informações práticas, sobre como você pode, definitivamente, colocar sua escola para faturar com a Internet, vamos em frente.
Passo a passo para Vender Cursos Online
1º) Ter ou criar os cursos para vender.
Neste passo você tem diversas opções, você pode, por exemplo:
** Criar seus próprios cursos e revender
** Comprar cursos com autorização de revenda (veremos abaixo)
** Criar cursos juntamente com outros profissionais.
Antes de dar o primeiro passo, é importante você se perguntar:
** Tem mercado, onde está o público? (veja o Keyword Planner e o Audience Insights)
** Como estão vendendo (qual formato do curso, qual valor)?
** Como você irá vender esses cursos (um por página, e-commerce, lançamento?)?
** Qual será exatamente seu público alvo? (idade, profissão, etc)
** O que o seu público procura? (qual os desejos e dores)
Essas questões são importantes porque a sua linguagem de vendas deve focar nesses detalhes.
Exemplo prático:
Você vai vender um curso de Configuração de Servidor Windows Server.
Qual problema e qual solução esse curso irá resolver para o publico alvo?
Com um curso desse, o técnico pode cobrar até R$ 1000.00 por um único serviço de configuração de servidor, isso é um preço real e normal dentro desse mercado, com menos de um dia de trabalho, ele configura e entrega o servidor pronto.
Sabendo configurar servidores Windows, ele pode conquistar diversos clientes recorrentes, ou seja, que vão pagar uma mensalidade para ele gerenciar esses servidores, podendo ter ganhos fixos de até R$ 10.000 mensais.
As empresas dependem muito desse profissional, por isso, geralmente quando o encontram, pagam altos salários para mantê-lo ativo na empresa, ou seja, é um profissional muito valorizado.
Pouquíssimas pessoas sabem configurar servidores Windows, ou seja, há pouca concorrência nesse mercado, além disso, há inúmeras possibilidades da criação de treinamentos internos nas empresas, o que vai gerar ainda mais lucratividade para o profissional...
Você percebeu?
Eu estou falando das vantagens para a vida da pessoa, não estou descrevendo que o curso é completo, que ensina configuração avançada de REDE, de protocolos deste ou daquele jeito, de sistemas de segurança deste ou daquele jeito... etc...
Informações técnicas devem ficar em 2º plano em qualquer oferta, primeiro você mostra o que seu público alvo pode ter depois de concluir o curso (realizar sonhos ou curar uma dor).
Depois disso, pode até detalhar uma parte importante do conteúdo, mas agora a pessoa já sabe que poderá ganhar muito ao investir no seu curso.
Acredite, parece um pequeno detalhe, mas esse detalhe fez a diferença entre eu vende dois cursos e vender cerca de R$ 20 mil reais por mês na Internet, nos últimos anos.
Cursos prontos para você revender:
Como falamos acima, você pode criar seus próprios cursos, ou obter cursos prontos para revender, neste caso, é fundamental que você revenda cursos que tenham mercado.
É importante ter cursos diferentes do que a maioria está vendendo e claro, cursos de alta qualidade, com isso, você tem um ouro nas mãos...
Agora imagine se além de ter o produto ideal, você também pudesse replicar a estratégia que gera milhares de reais em vendas...
Imaginou que interessante, parece bom demais para ser verdade?
Pois é, mas é exatamente isso que o Profº Luciano Augusto está fazendo com o portal dele, juntamente com o Método 3R.
Ele vai disponibilizar todos os cursos do portal para que as escolas possam revender e lucrar o máximo com isso, na verdade, quanto mais sua escola lucrar, mais ele irá lucrar também.
Ou seja, ele vai ensinar exatamente o processo que ele usa para faturar alto vendendo seus cursos online, ele vai ajudar de verdade cada escola a encontrar o caminho para vender online.
Entenda melhor:
O Profº Luciano Augusto é um conhecido empreendedor digital, ele fatura mais de um milhão de reais por ano, vendendo diversos cursos online em seu portal.
O portal do Profº Luciano é www.lucianoaugusto.com.br, se você acessar, você vai perceber que há diversos cursos diferentes (este portal está sendo remodelado e não venderá mais os cursos, que serão vendidos somente via parceiros)
Alguns exemplos: Maquete eletrônica, Windows Server, Criar APPs IOS e Android, Desenho a mão, Caricatura, Edição de Vídeos, Desenvolvedor de Games, etc...
São cursos diferentes da maioria dos cursos que você vende atualmente, ou seja, é uma forma de você atingir novos públicos e chegar em um novo mercado.
A grande vantagem é que agora o Profº está disponibilizado todos os cursos para as escolas revenderem, através de uma parceria firmada com o Método 3R.
Não há risco, nem custos fixos, sua escola adquire um pacote de chaves de acesso, onde paga entre R$ 10.00 e R$ 20.00 reais em cada curso e revende que preço que desejar.
Exemplo:
Você compraria a chave de acesso a um curso de Configuração de Windows Server por R$ 10.00 e venderia por R$ 497,00, simples assim. :-)
No momento, as vendas não estão abertas, a equipe está focada no treinamento e suporte dos primeiros parceiros que adquiriram as chaves, mas quando as vendas forem retomadas, é importante que você esteja em nossa lista, para que saiba dessa e das outras novidades. :)
2º) Ter as estratégias para vender
A partir do momento que você tem o produto, é preciso fazer o marketing da forma correta, este é o ponto crucial de todo o processo.
Como sempre diz o especialista em Marketing Ramom Tesmann: "Foque suas energias no produto e no marketing, é isso que vai garantir o sucesso do seu negócio."
O Profº Luciano fará um treinamento específico para os parceiros que irão revender seus cursos, mas aqui no artigo, você já poderá ter o norte, para entender melhor a linguagem que ele usará no seu treinamento de marketing digital. :-)
Dentre as estratégias, quero destacar aqui os principais pontos:
1) Atrair visitas para sua Squeeze e Página de vendas:
Esse é o primeiro passo, atrair pessoas para seu site de vendas, pode ser uma Squeeze, cujo objetivo inicial é coletar o cadastro do visitante, ou direto para uma página de vendas.
Lembrando que se for direto para sua página de vendas, é importante que essa página tenha um pixel de remarketing (veja a frente)
No começo, você precisará comprar essas visitas, isso você pode fazer com anúncios pagos no Facebook e Google, além de divulgação correta feita em Grupos, Fóruns, Blogs e principalmente, via e-mail marketing.
Essa divulgação correta, consiste em não fazer simplesmente spam, ficar postando propaganda em grupos, isso é chato e irão bloquear você.
Ao invés disso, poste dicas, ensine as pessoas e ao final de cada dica, faça um convite para quem desejar saber mais, aí sim, você indica o seu site de vendas.
Com o tempo, você vai criando conteúdo em redes sociais e em um blog, com isso, você começar a ter visitas orgânicas, ou seja, pessoas que irão achar você naturalmente.
Outro meio extremamente eficiente para divulgação online, são os artigos chamados de "Native ADS", esses artigos parecem uma notícia, ou um artigo de conteúdo, mas no final, há uma chamada para uma página de vendas.
Você pode fazer um anúncio em grandes portais como UOL ou Terra, usando Native ADS, você cria uma notícia, cadastra no Taboola e ele se encarrega de encaixar lá do portal.
2) Relacionamento com os leads:
A partir do momento que você gera visitas para seu site, é importante transformar visitantes em leads (pessoas na sua lista de e-mail), Através do e-mail marketing, você consegue se relacionar com esses leads e vender para eles.
Raramente alguém entra em compra no seu site na primeira vez, isso é um grande fato, você pode tomar você mesmo por exemplo, geralmente você entra, olha, analisa, sai, depois volta e decide comprar.
Justamente por isso, se relacionar com os leads é algo fundamental em qualquer negócio online.
Com e-mail marketing você consegue se relacionar de forma automática, você programa uma sequência de e-mails bem "vendedora" e deixa essa maquina automática trabalhar para você.
3) Remarketing:
O remarketing é o ato de remostrar seu anúncio para o público alvo, até que ele decida tomar uma ação (se cadastrar na sua lista, comprar seu produto, curtir sua página, etc)
O remarketing é uma das mais eficientes formas de promover seu negócio, através dele, se uma pessoa visita sua página, automaticamente ela começa ver seus anúncios novamente.
Os anúncios começam correr atrás dela, é o que acontece quando, por exemplo, você pesquisa por bicicleta do Google, automaticamente você começará ver propagandas de bicicleta por toda a Internet.
Segundo o Google Adwords, 97% das pessoas não compram na primeira vez, por isso o remarketing é tão importante para o seu negócio online.
4) Linguagem persuasiva:
Saber conversar e convencer com argumentos certos e honestos, é algo que todo vendedor online e offline deve aprender fazer, isso é o que chamamos de CopyWrite.
Dentro da "copy", há os famosos Gatilhos Mentais, sim, eles funcionam e se alguém falar o contrário, provavelmente essa pessoa está precisando dar uma boa estudada.
Tanto em suas páginas, anúncios e durante sua sequência de e-mails, é fundamental que você se relacione bem com seus leads, que use os argumentos corretos para faze-los comprar seus cursos.
Já escrevi um artigo sobre Gatilhos Mentais, vale a pena a leitura AQUI.
3º) Ter as ferramentas certas:
A partir do momento que você tem os cursos, que tem a estratégia bem traçada, você precisará de ferramentas para colocar tudo para funcionar.
Aqui geralmente ocorre o "terror" de quem está iniciando em negócios digitais, parece que é algo complexo, cheio de ferramentas estranhas e diferentes, mas fique em paz, não é tão complexo assim.
Para tranquilizar você: não há necessidade de ter nenhum conhecimento técnico prévio,como programação ou algo do tipo.
Qualquer pessoa, que saiba navegar na Internet, mesmo com conhecimentos básicos de informática, pode construir um negócio online de sucesso, do zero, em poucos dias.
Basicamente você precisará de concentração para entender os processos, geralmente há vídeos explicativos de todo o processo na Internet.
Para facilitar, vou escrever aqui abaixo os pontos chaves que considero fundamentais para o desenvolvimento de um processo de vendas de cursos online.
1) Página de vendas (ou Landing Page)
A página de vendas é onde o visitante chega após ver um anúncio, ou após receber um e-mail, logo após ter se cadastrado na sua Squeeze Page (página de cadastro).
Essa página deve conter os elementos fundamentais para convencimento do seu lead, deve ser simples, persuasiva e principalmente: deve ser muito fácil de entender.
Veja os exemplos de páginas de venda do Método 3R e do Profº Luciano Augusto:
Páginas de venda: www.metodo3r.com.br - www.lucianoagusto.com.br.
Para criar páginas como essa, você pode contratar um webdesigner, ou criar você mesmo, através de uma plataforma pronta, como é a Pagezz da Eduzz (com opção gratuita).
Muito fácil e rápida, sem a necessidade de conhecimento técnico, basta seguir um simples tutorial e com alguns cliques, você cria páginas fantásticas.
2) Squeeze Page
A Squeeze Page é a página de cadastros dos seus leads, seguindo o Funil de Vendas, a Squeeze é o primeiro passo, onde você transforma visitantes em leads, para depois, transformar leads em clientes.
Squeeze page: www.metodo3r.com.br/cadastrar
A Squeeze deve ser totalmente simples e direta, ter apenas uma HeadLine (título) persuasivo e que diga em poucas palavras, o que o seu produto fará pela vida do lead.
No caso do Método 3R, nossos clientes buscam captar e reter alunos, para aumentar o faturamento das escolas, portanto, nossa Squeeze fala exatamente isso, veja só: www.metodo3r.com.br
Óbvio, não preciso nem falar a você que se você promete, você deve cumprir, ou seja, você deve sempre falar a verdade, seu produto deve realmente cumprir o prometido e ainda surpreender o cliente.
Também recomendo a Pagezz da Eduzz para criação de Squeeze, além disso, quem assina o Método 3R, tem acesso ao site modelo que também permite a criação de Squeezes com alguns cliques.
3) Ferramenta de e-mail marketing.
E-mail marketing ainda é a melhor ferramenta para se relacionar e vender para o seu cliente, isso porque através de ferramentas de e-mail marketing, você constrói a base de todo negócio digital: a lista de contatos.
Mas e as redes sociais? (Facebook, Youtube, etc)
Elas são excelentes meios de divulgação, mas o objetivo deve ser sempre coletar o cadastros dos leads, afinal, nas redes sociais você não tem nenhum controle, é uma "casa alugada", ou seja, se o dono resolver tirar a rede social do ar, ele pode e com isso, você perde todos os leads, fans, seguidores, etc....
Já com sua lista é diferente, a lista é sua, não importa o que aconteça, por isso, foco na geração de lista, aqueça a lista, se relacione com ela, respeite sua lista, ajude-a de verdade e você sempre terá clientes interessados nos seus produtos.
A ferramenta de e-mail marketing que uso e recomendo é o E-Goi, apesar de ter centenas de outras excelentes ferramentas no mercado.
4) Anúncios no Facebook e Google Adwords
Essas são as ferramentas fundamentais para levar pessoas para a sua página de vendas, serão os seus vendedores diretos, se você quer vender online, precisará estar nessas duas frentes.
No Facebook a grande vantagem é que ele mostra seu anúncio para as pessoas certas, conforme o perfil definido no anúncio, ex: mulheres, de 30 a 50 anos, de São Paulo, que gostem de moda, usem WiFi...
Esse é um exemplo de público específico e que pode facilmente ser localizado no Facebook.
Já o Google está em tudo, em qualquer site que você navegar, você encontrará algum anúncio do Google, existem diversos formatos: textos, banners, vídeos, etc... você define.
O Google mostra anúncios para as pessoas, conforme suas buscas pela Internet, se uma pessoa procurar por "Como configurar Windows Server" no Google, poderá encontrar seu anúncio e de cara, comprar a solução que você está oferecendo.
Inclusive no Google, existe o Planejador de Palavras Chaves, nele você consegue ver que pesquisas estão sendo feitas para o produto que você quer vender, sabendo das melhores palavras, você anuncia usando elas.
Assim, você vai direto ao ponto, veja neste exemplo: em maio de 2016, foram feitas 260 pesquisas exatamente pelas palavras "Configurar Windows Server 2016".
6) Vídeos de venda (com ou sem Screemcast)
Estudos confirmam que vídeos de venda, tendem a ter um resultado até 85% superior a textos, se o objetivo é vender.
Portanto, para vender algo na Internet, inevitavelmente você terá que gravar vídeos e sim, eu sei, falar em gravar vídeos ainda é um "terror" para muita gente.
Mas fique tranquilo, gravar vídeos não é nenhum bicho de sete cabeças, você pode começar agora mesmo, usando o seu celular, uma apresentação de Power Point e um programa de edição como o Camtasia (uso e recomendo).
Você pode criar vídeos usando Screem Cast, que são os vídeos onde você grava a tela do computador, com o tempo e treino, você começa gravar vídeos filmados, onde você vai aparecer, neste caso envolve um pouco mais de técnicas de luz, áudio, etc...
Você pode fazer isso, tanto para os seus vídeos de venda, quanto para futuros cursos que você mesmo possa criar e vender. (falaremos disso em breve)
7) Ter a plataforma de entrega dos cursos online (AVA)
Após ter o curso, você precisará ter o Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou portal AVA, ou sala de aula online, etc... esse é local onde seu aluno estudará.
Quem é assinante do Método 3R, já tem isso gratuitamente, que é o nosso CertoEAD, um AVA completo e muito simples de usar.
Mas caso você não tenha acesso ao Método 3R, sem problemas, existem diversas opções, inclusive gratuitas, como é o caso da HotClub da Hotmart ou da Nutror da Eduzz, onde você cadastra os cursos e vende, quando um aluno compra, cai automaticamente no seu AVA.
8) Gateway de pagamento (ou plataforma de afiliados)
Uma das maiores facilidades que a Internet nos proporciona hoje, são os meios de pagamento gratuitos, onde você só paga uma pequena comissão, quando faz uma venda.
Você tem à sua disposição, toda a tecnologia de integração de meios de pagamentos com sistemas de cartão de crédito e boleto, com alguns cliques.
Os gateways de pagamento mais usados hoje em dia são: PagSeguro, Paypal, Moip, Bcash, Hotmart, Eduzz (estes dois últimos, também são plataformas de afiliados).
A grande vantagem é que você pode vender em até 12 x no cartão e receber tudo em até 14 dias (em média), pagando em torno de 5 à 10% de comissão, quando efetuar uma venda.
Para vendas online, recomendo fortemente que você use a Eduzz ou a Hotmart, pois são plataformas de afiliados, assim, você poderá ter milhares de outras pessoas divulgando seu produto em troca de uma comissão que você irá definir.
9) Gerar conteúdo para engajar os leads
A palavra do momento é "Inbound Marketing", ou marketing de conteúdo, essa é sem dúvida a estratégia mais eficiente para se relacionar com seus leads.
Ajudar as pessoas de verdade, resolver seus problemas, facilitar sua vida, esse é o caminho, fazendo isso, você gera engajamento com seus leads e com isso, abre as portas para vender para eles.
Você pode fazer esse processo através de um blog (usando Blogger ou Wordpress), ou através do seu site, no Método 3R o nosso site modelo já vem com um blog pronto para uso.
Você também pode compartilhar conteúdo em suas redes sociais como Youtube e Facebook, tudo isso gera engajamento e credibilidade para o seu produto ou serviço.
Leia mais sobre Inbound Marketing neste artigo completo sobre o assunto.
10) Analisar, testar e melhorar o processo eternamente.
Como em qualquer outro negócio, nada é perfeito na primeira execução, você precisará eternamente testar, corrigir e melhorar.
Uma técnica muito importante para fazer isso é o famoso teste A/B, que nada mais é que você criar mais de uma versão de uma página, de um e-mail, de um vídeo e testar para ver o que chamou mais a atenção.
Após descobrir, você descarta o que que teve menos retorno e investe mais no melhor, aí continua eternamente fazendo testes e melhorando, até atingir o chamado "Estado da Arte" que é aquele momento que você considerá perfeito...
Por experiência própria, mesmo depois que você achar que ficou perfeito, você vai ter que continuar fazendo adaptações, pois o mercado muda, os padrões mudam, as pessoa mudam... :-)
Agora um resumo de como vender cursos online:
Agora que vimos com mais detalhes, vamos ver um resumo do resumo:
1) Tenha os cursos, você pode obter os cursos do Profº Luciano para revender e lucrar, clique AQUI e saiba como.
2) Tenha os processos de marketing completos, você pode seguir este artigo e pode assistir ao Hangout do Profº Luciano, AQUI.
3) Invista em Facebook inicialmente e em Inbound Marketing, criando conteúdo impulsionado pelas suas redes sociais (Fan Page).
5) Tenha uma squeeze e uma boa página de vendas, se você ainda não tem um site, recomendo que tenha a Super Plataforma, com ela você cria tudo em poucos passos.
4) Controle seu investimento, analise e teste, invista mais naquele que está vendendo mais.
5) Aprenda um pouco sobre CopyWrite (escrita persuasiva),ela pode fazer toda a diferença na hora da venda online, recomendo que assista este vídeo do Profº Luciano.
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Então é isso, espero que você tenha gostado desde artigo e que ele possa realmente te dar um norte sobre como inciar na venda de cursos online.
Pode ter certeza, ao estudar este artigo passo a passo e pesquisar mais sobre as ferramentas, você terá todo o conhecimento necessário para gerar vendas online, a partir daí é realmente prática.
Lembre-se do conselho: "Feito é melhor do que perfeito", ou seja, comece, execute, seja um "fazedor" como diz o Profº Luciano, enquanto faz, você vai aprendendo e aperfeiçoando.
Para fechar, lembre-se de ver o vídeo abaixo, nele o William e o Profº Luciano explicam como você pode começar a faturar alto com cursos online a partir de hoje.
Link indicado no vídeo: http://bit.ly/lucianoaugusto3r
Link indicado no vídeo: http://bit.ly/lucianoaugusto3r
Grande abraço e até o próximo artigo.
Elias Fernando
Autor do Blog Fazendo Certo.
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