Como Criar e Mostrar Mais Valor dos Cursos Interativos / Individuais Para Seu Aluno


Um dos velhos dilemas de muitos donos de escola é o fato de não saber gerar valor para seus cursos interativos, com isso, acabam vendendo seus treinamentos como um simples e mixuruca "cursinho" e não como um treinamento de verdade, que pode causar uma transformação na vida do aluno...

Neste post, vamos tratar desse assunto que é extremamente importante e complementar o outro post que falava da objeção do "curso sem professor".

Aqui vamos usar o interativo como exemplo, mas, serve para todos os métodos.

Vamos relembrar algumas máximas do marketing: 
  • O cliente compra, quando percebe mais valor do que preço. 
  • Você precisa conhecer e confiar no produto que está vendendo.
  • Não venda um curso, venda uma solução de problemas para seu cliente.

Muita gente lê e não percebe a profundidade do que está escrito nestas três pequenas frases, elas resumem todo o problema da venda do curso interativo.

Vou ser bem direto agora e não estou falando isso por achar legal, estou falando porque isso é um fato em muitas escolas Brasil afora:

Muitos donos de escola ainda não confiam no método de ensino interativo por estarem presos a velhos dogmas e lendas (como a do curso sem professor) e por isso não conseguem mostrar o REAL valor e benefícios que este sistema oferece, tanto para o aluno, quanto para o dono da escola.

Com isso, não conseguem vender, perdem dinheiro e alunos com aqueles velhos dilemas de não ter horários, não achar um bom professor, ter pouca variedade, baixa otimização do uso da sala de aula, etc... 

Então, este é justamente o primeiro passo, você, dono de escola, precisa aprender a confiar no seu produto, quando isso acontecer, você terá brilho nos olhos ao vender um curso para seu aluno.

Ao longo de tantos anos, transformei a vida de milhares de pessoas, dentre meus alunos, tenho doutores em física, engenheiros, empresários, professores, advogados, além é claro, de milhares que atuam especificamente nas áreas estudadas na minha escola (informática, profissões na área da indústria, saúde, beleza, etc)...

Portanto, eu confio e acredito muito no produto que eu ofereço ao meu aluno e com isso, eu passo confiança a ele quando estou vendendo ou quando estou treinando meus vendedores.

Como já disse em outro post, se você tem alguma dúvida com relação ao seu método, escolha um curso diferente, que você não tem nenhum conhecimento e tenha a paciência de sentar e estudá-lo por uma semana, saia da sua zona de conforto, "perca" esse tempo precioso e realmente faça o curso, colocando-se no lugar do seu aluno, você vai abrir um novo horizonte e vai enxergar com novos olhos o seu curso interativo.

** Obviamente, se o seu curso for muito ruim (ainda existem metodologias terríveis no mercado), aí talvez você realmente não aprenda e fique ainda mais frustrado. :-|

Ok, agora vamos direto ao ponto.


Como mostrar mais valor do seu curso para seu aluno?

1) Confie de verdade no seu produto, tenha absoluta certeza que ele funciona, assim, será honesto e verdadeiro ao fazer uma oferta de cursos, seu cliente perceberá sua verdade.

2) Tenha depoimentos e exemplos de pessoas que fizeram o curso com você e conseguiram conquistar grandes objetivos (exemplos valem mais que palavras)

3) Saiba expor todos os pontos positivos e REAIS do seu curso: 
- Desenvolvido por especialistas em cada área
- Metodologia prática e passo a passo
- Flexibilidade de horários
- Alta tecnologia de ensino, usada pelas grandes universidades e escolas pelo mundo.
- Garantia de aprendizado, pois, tem exercícios e testes a cada aula, ou seja, o aluno só termina se passar nos exercícios (este é um ponto importantíssimo)
- Etc... 

4) Treine seus instrutores para que deem total atenção aos alunos, em especial aos que estão iniciando, isso faz com ele eles se familiarizem mais rapidamente com o método.

5) Tenha um folheto de "boas vindas", para entregar a todos os novos alunos, com orientações e vantagens que seu método oferece.

6) Faça pesquisas de satisfação periodicamente (aqui faço em média a cada 6 meses), assim, consegue colher as opiniões dos alunos e fazer os devidos ajustes.

7) Saiba que "você nunca vai agradar gregos e troianos", portanto, esteja ciente e pronto para rebater as objeções, sempre terão alunos que irão reclamar do método interativo, assim como terão alunos que irão reclamar do seu instrutor, do computador, da cor da parede, etc. Por isso, não se desespere ou pense em mudar tudo, só porque teve uma reclamação.

8) Claro, saiba medir, se você está tendo mais reclamações do que feedbacks positivos, algo está errado e você como dono da escola, precisa localizar e resolver o problema (professor, método, computadores, etc)

9) Se possível, trabalhe com as duas metodologias, interativa (gosto de chamá-la de individual) e a metodologia convencional ou "em turma", com isso, você mostra ao aluno que não está oferecendo a solução interativa por não ter a solução em turma, você está oferecendo a interativa porque realmente ela é a melhor opção para o aluno.


Não esqueça, se você trabalha com cursos interativos, você tem um mundo de possibilidades nas mãos, mas o primeiro passo, é você confiar e vender a verdade para seu aluno.

Novamente, link da matéria do Fantástico falando dos cursos interativos:
https://www.youtube.com/watch?v=U56apjVYR9w


Breve falaremos mais sobre este tema...




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